Pesquisar

Imersos na Mata Atlântica

Preparamos um tour virtual para que você conheça a nossa Universidade, que se localiza na cidade de Nazaré Paulista (cerca de 1h30 da cidade de São Paulo-SP), entre lagos e montanhas, completamente integrada à Mata Atlântica, habitada anteriormente por povos Tupi, nativos da região.

Ao percorrer uma estradinha de terra por 800 metros você encontrará a nossa porteira verde.

Desejamos boas-vindas!

Nossas instalações - Tijolinhos de Presença e Serviço Altruísta

Nazaré Uniluz nasceu na década de 80 com a missão de criar um centro de meditação. A maior parte dos prédios existentes no campus foram construídos por mãos voluntárias, pessoas que residiram ou frequentaram o espaço ao longo dessas décadas e que acreditavam na construção de um mundo pacífico e no Servir desinteressado.

Os tijolinhos eram separados por cores diferentes, buscando uma harmonia e beleza que só é possível quando se está no exercício da Atenção Plena (mindfulness) pela equipe de voluntários que levantaram as paredes de quase todas as instalações do campus.

Simplicidade e acolhimento - quarto Individual

Simplicidade, recolhimento e privacidade. Este é um diferencial importante da Universidade: o conceito de acomodações para o uso unicamente individual. Um espaço de recolhimento, repouso e reflexão. Alguns possuem banheiros privativos.

Conexão com a terra

A horta orgânica e o jardim de ervas são “salas de aula” da nossa universidade, e a natureza com seus ciclos e estações é a grande mestre.
Aqui oferecemos experiências relacionais de reconexão dos participantes de vivências e voluntários com a terra, fortalecendo assim o vínculo humano com a sua própria natureza e o Todo.

alimentação consciente

O cultivo da horta orgânica acontece desde 1982 e os alimentos que produzimos se transformam em refeições deliciosas e saudáveis, servidas em nossas mesas. Num ciclo perfeito e sustentável, o que foi descartado na preparação e o que resta dos alimentos servidos retornam à horta, para serem processados na compostagem, produzindo os nutrientes necessários para fertilizar o solo e recomeçar um novo ciclo de cultivo de uma maneira sustentável.

Platô

A vida pede pausa, quietude e beleza. O platô com vista para a represa e montanhas é um convite à contemplação do pôr do sol, meditação e também encontros e trocas significativas.

Da horta à mesa, um conceito sustentável de nutrição

Praticamos o cuidado amoroso por meio de uma alimentação saudável ovolactovegetariana, com opções veganas. Grande parte dos alimentos vem de nossa horta orgânica, e também de pequenos produtores, fomentando a agricultura familiar da região.

Nossa cozinha é comunitária, onde são elaboradas as refeições diárias, com a participação de uma cozinheira, residentes, voluntários e participantes de algumas vivências. Aqui o ato de cozinhar é um convite à prática dos nossos Princípios: cuidado amoroso, cuidado com a natureza, atenção plena (mindfulness) e serviço altruísta. A alegria, a presença e o amor são ingredientes fundamentais nos nossos alimentos.

Centro Comunitário

O Centro Comunitário é um espaço de convivência e o ponto de encontro central da Universidade, onde fazemos as refeições e nos reunimos, eventualmente, ao redor da lareira para encontros, trocas, ouvir/contar histórias ou cantar. Neste espaço também se encontram a Lojinha, a Cozinha e a Copa.

Padaria

A padaria é mais uma de nossas “salas de aula”, onde é possível praticar os Princípios da Universidade no ato de fazer o pão com a equipe interna de voluntários que residem no campus e participantes de vivências. 

 Aqui os deliciosos pães artesanais são feitos com atenção plena (Mindfulness), alegria e cuidado amoroso, em quatro versões: integral tradicional, integral com grãos, australiano e sem glúten. Nossos pães são consumidos nas refeições do desjejum e jantar e também são vendidos em nossa Lojinha.

Oca

Espaço ao ar livre rodeado pela natureza onde servimos, em dias ensolarados, os lanches da manhã e da tarde neste espaço.

Ambientes meditativos

Um espaço inspirador em um ponto central do campus: um convite à leitura, momentos de reflexão e contemplação da natureza, ponto de encontros e boas conversas, além de ser uma opção para meditar e praticar os Princípio da Meditação, Silêncio e Atenção Plena.

Sala de Meditação

Há mais de 4 décadas Nazaré Uniluz inspira e pratica a meditação neste espaço circular, aconchegante e silencioso. Possui uma área de 50 m², com diâmetro de 8 m.

Diariamente cessamos as atividades externas para alimentar a Alma durante 15 minutos, às 7h00, 12h00 e 19h00) em uma prática meditativa simples, sem condução externa ou orientação religiosa, o que permite a cada um utilizar internamente a sua técnica pessoal, desde que seja silenciosa. O toque suave de um gongo sinaliza o início e o fim da meditação.

Labirinto meditativo

Inspirado no famoso Labirinto de Chartres, na França, nosso labirinto meditativo é circundado por jardins e pela mata Atlântica, um convite à meditação ativa, relaxamento e momentos de celebração ao ar livre.

Sua construção foi uma iniciativa da turma de aprendizes da nossa Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, e contou também com a colaboração de voluntários, participantes e residentes.

Bosque meditativo e Trilha da castanheira

Pequeno bosque e trilhas internas para meditação, contemplação e contato mais próximo com a natureza da qual somos cercados em meio à mata Atlântica.

Sala da Mata

Grande sala redonda (71 m² – diâmetro: 9,55 m) imersa no meio da Mata Atlântica, com lareira interna. Foi construída de maneira sustentável, utilizando-se técnicas da bioconstrução: paredes em taipa de pilão, elaboradas com a terra do próprio local, estrutura em madeira certificada e cobertura com telhas ecológicas. Os banheiros de apoio são ecológicos com vista para a mata fechada e tratamento biológico dos resíduos.

Sala Shakti

Sala retangular (71,25 m²) que recebe um nome sânscrito, trazendo o simbolismo do poder e da energia que representam as forças dinâmicas que existem em todo o Universo.

Tem uma belíssima vista para as montanhas e árvores da Mata Atlântica e seu interior é aconchegante e aquecido com piso em carpete e lareira interna, além de ter sido projetada para acolher práticas de Yoga, com kuruntas nas paredes.

Sala de Estudos

Um sala acolhedora e aconchegante, feita de tijolinhos e piso de madeira, é uma das primeiras do campus. Retangular, com 57,60m² (9,60×6). Através de suas janelas pode-se admirar as copas das árvores que a circundam. Conta com datashow, som e quadro branco. Também dispomos de cadeiras, almofadas e Yoga Mats (tapetes de Yoga).

Sala Mandala

Esta sala possui um vitral com uma linda mandala em tons de rosa, dourado e azul, interligada por fios de luz. Simboliza a energia que flui do chacra cardíaco, conectando-se com a vida e todos os seres. Tem formato quadrado, com 32,20 m² (5,60×5,75). Equipada com datashow, almofadas, cadeiras e som.

Tecelagem

A tecelagem é um espaço destinado à confecção de tapetes e peças com fios de algodão ou lã em seus diversos teares. Tecer é um ato silencioso e meditativo, um ótimo exercício para a atenção plena (mindfulness). A sala é composta por dois retângulos conectados, com 40m².

Cantinhos acolhedores do campus

Lojinha

Em nossa Lojinha dispomos de produtos variados, alguns produzidos por residentes ou pessoas ligadas à nossa instituição. Temos os produtos feitos aqui, como peças de tecelagem, cosmética natural, geléias, pães integrais, granola, etc. Também temos uma livraria repleta de títulos dos mais variados temas ligados ao autoconhecimento e espiritualidade. 

Alguns deles são estudados em vivências e cursos ministrados em nosso campus. Todos os produtos adquiridos na Lojinha ajudam o espaço a se manter, e qualquer contribuição voluntária adicional também é bem-vinda!

Laboratório de cosmética natural

Dedicar-se ao estudo da cosmetologia da terra é resgatar em si o que há de mais belo e nobre, modificando a relação com o que oferecemos ao nosso corpo, templo de todas as nossas experiências.

Nosso laboratório de cosmética natural resgata as práticas sábias ancestrais de autocuidado com a medicina disponível na natureza.

Neste cantinho produzimos shampoos, condicionadores sólidos, sabonetes, aromatizadores, desodorantes e muitos outros produtos 100% naturais, livres de substâncias sintéticas como lauril, petrolatos e silicones.

Espaço Cura

Um campo acolhedor e seguro para que você vivencie uma jornada interior de autocuidado, harmonia e bem-estar, e não apenas um tratamento terapêutico. Aqui acontecem terapias integrativas que buscam despertar os recursos internos já existentes em cada Ser para a cura, a regeneração, o bem-estar e a expansão de consciência.

Biblioteca Sara Marriott

Localizada ao lado da Sala Mandala, é um espaço aconchegante que deixa a natureza “entrar” por meio de suas paredes de vidros, e propício para pesquisas ou leituras nos mais variados temas do autoconhecimento e espiritualidade. A sala existe desde o início de Nazaré Uniluz e conta com mais de 4.000 títulos.

Memorial

Localizado no Prédio de Sara, em frente ao jardim central do campus e com vista para nossa sala de meditação, era onde muitas vezes Sara Marriott escrevia, meditava, recebia inspirações e pessoas para conversar. 

Hoje esse cantinho guarda um acervo que conta partes de nossa história: fotos, documentos, cartas, móveis, dentre outros objetos.

artigos do blog

site-universidade-blog-a-dificuldade-em-manter-a-pratica-de-mindfulness

A dificuldade em manter a prática de Mindfulness no dia a dia

site-universidade-blog-papel-de-educação-para-paz

O imprescindível papel da Educação Para a Paz

site-universidade-blog-prática-da-presença

A Prática da Presença

site-universidade-constelação-sistêmica-02

Constelações Sistêmicas e Familiares Como um Processo Terapêutico