Pesquisar

Retiro Viver em Grupo

Viver em Grupo nos traz a dimensão de ser e estar inteiros, em boa vontade, serviço e comunhão espiritual, alinhados com nossa essência criadora, receptiva, alegre e sábia.

Ampliamos nossa visão do mundo ao compartilharmos atividades simples de sustentação do campus – no preparo do alimento, na limpeza dos ambientes, na manutenção, nos plantios e na meditação, resgatando o sagrado em cada espaço, cada objeto, cada ser.

Viver em Grupo é uma contínua oportunidade de perceber a importância, a contribuição e o compromisso de cada um de nós com a qualidade de vida que criamos na Terra, em harmonia com os tons do Universo.

Como é a experiência do Retiro Viver em Grupo?

Neste Retiro você terá a oportunidade de vivenciar o ritmo de atividades da vida em comunidade de Nazaré Uniluz. Diariamente realizamos três meditações coletivas, cultivamos períodos de silêncio, temos momentos de estudos de autoconhecimento, práticas corporais e artísticas, e nos dedicamos ao Serviço Altruísta – trabalhamos conscientemente no preparo dos alimentos, cultivo da horta, jardim de ervas medicinais, limpeza e organização dos ambientes, entre outros. Conheça a seguir algumas das atividades que serão vivenciadas:
Trabalho: amor em ação

O trabalho conscientemente realizado é uma oportunidade de manifestar a nossa mais profunda Essência, com amor e alegria. Neste retiro buscamos dar ao trabalho o seu verdadeiro significado: Amor em Ação, que nos cura e vitaliza. Todas as manhãs (das 8h30 às 11h30) nos dedicamos às atividades simples do cotidiano, como o preparo do alimento, limpeza dos ambientes, manutenção, plantios, entre outras.

Alimentação Consciente

Realizamos o ato cotidiano de preparar e oferecer o alimento com alegria, reverência, celebração e profunda comunhão com a Vida, através das atividades práticas na cozinha, padaria e copa.

Silêncio, Atenção Plena e Meditação

Através da prática de 3 meditações diárias de 20 minutos em silêncio (07h00, 12h00 e 19h00) e também do exercício do nobre silêncio (cessamos o uso da fala e de ruídos das 22h00 às 08h00 do dia seguinte), experimentamos a quietude da mente no qual a atenção se concentra na vida interior, mantendo a mente preenchida com o momento presente, no aqui e agora.

Ciclos e Partilhas

A programação conta com momentos de interação com o grupo nos trabalhos e estudos, e outros de quietude e recolhimento, proporcionando equilíbrio, ordem interna e harmonia. As partilhas são momentos grupais de pausa para reflexão e expressão das experiências vivenciadas no campus, aprimorando a escuta e compartilhando percepções.

Criando com a Natureza

Em contato com os ciclos da natureza e do Reino vegetal redescobrimos o sentido da cocriação, através das atividades práticas nos jardins, jardim de ervas aromáticas e medicinais e horta orgânica.

Práticas Corporais e Artísticas

As práticas corporais são um convite para entrarmos em contato com a inteligência do nosso corpo, buscando aprofundar a escuta e cuidar da nossa saúde. Em contato com a expressão artística em atividades como sarau, tecelagem, mandalas, entre outras, podemos despertar e deixar fluir a sensibilidade, a intuição e a criatividade.

próximos eventos

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-14
04 mar 2024
à 07 mar 2024

Retiro Viver em Grupo

Autonomia emocional e assertividade

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-13
11 mar 2024
à 14 mar 2024

Retiro Viver em Grupo

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-15
01 abr 2024
à 04 abr 2024

Retiro Viver em Grupo

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-musica-para-todos
05 abr 2024
à 07 abr 2024

Retiro Viver em Grupo

Música para todos

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-15
08 abr 2024
à 11 abr 2024

Retiro Viver em Grupo

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-15
15 abr 2024
à 18 abr 2024

Retiro Viver em Grupo

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-haikai-arte-da-presença
26 abr 2024
à 28 abr 2024

Retiro Viver em Grupo

Haikai e Artes da Presença

site-universidade-retiro-viver-em-grupo-15
29 abr 2024
à 02 maio 2024

Retiro Viver em Grupo