Pesquisar
Longa duração

SerCiente

formação de instrutores de mindfulness

saiba mais

Esta formação é uma parceria entre a Assertiva Mindfulness e Nazaré Uniluz.
Recomendada pelo: Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da EERP-USP

O que é:

Mindfulness (atenção consciente) pode ser definido como a habilidade de voluntariamente manter a atenção ao momento presente, momento a momento, reconhecendo-o como ele é, com abertura, interesse e tranquilidade. Trata-se de uma qualidade inata, natural ao ser humano – que, por meio de técnicas e conhecimentos, pode ser treinada e aprofundada.

Na história da humanidade, diversas tradições sapienciais promovem o treinamento de mindfulness, especialmente nos campos da espiritualidade e do desenvolvimento humano. O movimento moderno de mindfulness teve origem principalmente no trabalho do Dr. Jon Kabat-Zinn, que, em setembro de 1979, desenvolveu o Stress Reduction and Relaxation Programme (Programa de Redução de Estresse e Relaxamento), o qual mais tarde tornou-se o Mindfulness-Based Stress Reduction (Redução de Estresse com base em Mindfulness), no hospital da Universidade de Massachusetts (EUA). Desde então, muitas outras intervenções e práticas de atenção consciente foram desenvolvidas em todo o mundo, em diferentes contextos.

Os fundamentos do mindfulness moderno podem ser encontrados no Buddha Dharma (ou ensinamentos do Buddha) e, em menor medida, na Hatha Yoga, pois Jon Kabat-Zinn era praticante de ambos. Ele intuiu que esses ensinamentos e práticas poderiam beneficiar quaisquer pessoas, independentemente de religião. Assim, desenvolveu uma abordagem adequada para o ser humano moderno – importante lembrar que, na época de Buddha, não havia budismo (ou seja, o conjunto de rituais e símbolos desenvolvidos ao longo do tempo pela religião).
Sua motivação – assim como a motivação original do Buddha, a motivação atual de qualquer instrutor de mindfulness bem orientado e a nossa motivação nesta formação de instrutores – consiste em reduzir o sofrimento humano e catalisar mais compaixão e sabedoria em nossas vidas.

Esta formação, especificamente, baseia-se no modelo da Mindfulness Trainings International (MTI), ensinado no Brasil desde 2013. Ainda que totalmente laico, a origem histórica dos ensinamentos remonta à tradição contemplativa especialmente das regiões de Mianmar e Tailândia – a mesma origem histórica dos ensinamentos que chegaram até Jon Kabat-Zinn.

Para quê:

O “SerCiente – formação de instrutores de mindfulness” é, antes de tudo, uma jornada experiencial, um caminho de estudo e prática pessoal que culminará na sua capacitação para o ensino de mindfulness.

O percurso é eminentemente experiencial e baseia-se no tripé VISÃO + MEDITAÇÃO + AÇÃO.

Visão: você aprenderá os pilares de mindfulness, as bases éticas para ser um instrutor ou instrutora e os fundamentos de cada prática.

Meditação: haverá muitos momentos de prática intensiva, para que você possa incorporar mais profundamente os aspectos da Visão ao seu modo de ser, desenvolvendo autenticidade para ensinar.

Ação: você aprenderá conceitos e técnicas para transformar os fundamentos, permeados pela sua prática pessoal, em ação no mundo, capacitando-se para conduzir experiências de mindfulness na sociedade.

Além de levar sua prática pessoal para um nível muito mais profundo, ao final da formação você estará pronto para oferecer cursos, palestras, workshops e vivências de mindfulness. Poderá atender individualmente grupos abertos, escolas, corporações, etc.

Para quem:

Esta formação destina-se a qualquer pessoa que tenha motivação para adentrar uma jornada experiencial em busca de reduzir seu próprio sofrimento e aumentar a sabedoria e a compaixão em sua própria vida. Esse é o principal critério relevante para participar da formação. Esperamos que, ao final, você tenha desenvolvido ou reforçado sua motivação para compartilhar e inspirar as outras pessoas nessa experiência.

Qualquer pessoa com essa motivação pode participar, independentemente de escolaridade, idade, etnia, identidade de gênero, contexto social… Valorizamos, inclusive, turmas muito diversas, com riqueza de experiências e saberes.

logo-assertiva-mindfulness-300x300
facilitador:

Assertiva Mindfulness

Fundada em 2013, a Assertiva Mindfulness oferece grupos de estudos, cursos, retiros e formação profissional em mindfulness e atendimento particular de terapia transpessoal com base em mindfulness. Sua abordagem é fortemente ancorada nos estudos e práticas da tradição contemplativa, modernizados com os conteúdos da educação socioemocional e da psicologia transpessoal.

perfeito-300x300
facilitador:

Luiz Ribeiro

Instrutor de mindfulness formado na primeira turma da MTi no Brasil e formador de instrutores. Presidente da AbraMind entre 2019 e 2021. Jornalista pela Fundação Cásper Líbero e mestre em Ciências pela Unifesp (Psiquiatria). Escritor, editor e redator, e terapeuta especializado em Psicologia Transpessoal pela Unipaz-SP. Fundador e sócio da Assertiva Mindfulness e Terapia.

Danilo-300x300
facilitador:

Danilo Duarte

Danilo é fisioterapeuta pela USP-RP e mestre pelo Departamento de Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor (USP-RP). Também é osteopata visceral e estrutural (IDOT), terapeuta corporal (Instituto Lumen) e instrutor de mindfulness pela MTI. Atualmente está em formação em Psicoterapia Bioenergética (Instituto Lumen) e em Psicoterapia Biodinâmica (IBPB). Mantém atuação clínica com pacientes com dores crônicas. É sócio da Inspira Treinamentos.

partilhas

Paz, limpeza de toxinas emocionais, miasmas e tantas outras coisas que acumulamos no dia a dia por vibrarmos em frequências baixas. Acredito que o ritmo de Nazaré Uniluz, especialmente os horários de meditação e a relação com o silêncio ajudam a manter a proteção do lugar. Parece que quando entrei fui literalmente “limpado” energeticamente e, durante os dias, mais e mais alinhava meus centros de força, ao final, saí muito energizado.
Fernando
Recepção atenciosa e acolhedora. As acomodações revelam quanta beleza existe na simplicidade e quanta verdade existe no termo: "o menos é mais". Necessidades básicas plenamente atendidas e respeitadas. Ambiente limpinho, tela na janela deixada aberta para uma recepção arejada. Um pequeno ramo de lavanda deixado sobre a escrivaninha tornou palpável a atmosfera de amor que comigo ali permaneceu até o último dia de curso. Senti um ritmo harmonioso e muito bem ancorado em Nazaré Uniluz, encantadoramente capaz, entretanto, de compreender e respeitar a necessidade individual de um hóspede que opte, por exemplo, em permanecer silenciosamente em seu quarto quando "deveria" naquele momento específico estar na sala de meditação.
Aline
Play Video
Play Video
Play Video
Play Video

Considerações gerais

Pós-formação:

Todo instrutor ou instrutora formado pela Assertiva Mindfulness assume o compromisso de, após formado, atuar em conformidade com os principais critérios internacionais de ética e boas práticas para instrutores de mindfulness, especialmente as Diretrizes de Boas Práticas para Instrutores de Mindfulness recomendadas pela Associação Brasileira de Mindfulness, que incluem, entre outros aspectos:

  • Atuar eticamente, de acordo com suas credenciais profissionais;
  • Manter prática pessoal diária;
  • Estar presente em ao menos 1 retiro residencial de silêncio por ano;
  • Participar de processos de aprendizagem contínua (congressos, cursos ou workshops de aprofundamento, leituras de livros, etc.);
  • Cofacilitar ou passar por supervisões com profissionais mais experientes

 

Módulos III e IV – Imersões residenciais presenciais de 8 dias são opcionais para quem quiser dar continuidade à sua formação. Eles foram desenvolvidos integralmente pela Assertiva Mindfulness. Neles, você consolidará seus conhecimentos, refinará sua capacidade de ensino e aprenderá técnicas avançadas de mindfulness. Após o Módulo III, você será certificado “instrutor pleno”. Após o Módulo IV, você será um “instrutor sênior”.

agende a sua entrevista

agenda

acolhemos-seu-evento-03
27 abr 2024
à 05 maio 2024

SerCiente: aprofundamento de instrutores de mindfulness

Módulo 3 | Turma I

acolhemos-seu-evento-05
22 jul 2024
à 30 jul 2024

SerCiente: aprofundamento de instrutores de mindfulness

Módulo 3 | Turma II