Pesquisar
Curta Duração

Saberes Taoístas

Vitalidade autêntica e a Órbita Microcósmica

01 mar 2024
- 03 mar 2024

investimento

4x R$268,75
ou R$1.075,00 total

saiba mais

O que é:

Sob a ótica da visão chinesa, a vida é naturalmente inteligente. Observo a natureza, as estações e vejo o seu poder espontâneo de regeneração e adaptação. Essa sábia natureza que vejo fora também está presente na natureza do nosso próprio corpo. Não somente do nosso corpo biológico, mas existe também um saber natural na dinâmica de tudo que acontece em nossa mente e emoções.

O quanto eu conheço e cultivo essas inteligências da minha própria natureza? O quanto eu permito ou atrapalho que essa inteligência aconteça?

Os chineses antigos se dedicaram a perceber essas inteligências e desenharam maneiras para fortalecê-las.

Nessa visão oriental, a mente não está somente no cérebro, a mente está em todo o corpo. Desta forma, cada órgão ou parte do corpo cumpre uma função biológica e também psíquica que se integra por meio de nossa estrutura energética.

Por meio de gestos, respirações, sons, posturas e movimentos chamados de Qi Gong, além de meditações, abriremos os canais, faremos circular e direcionaremos a estrutura energética do nosso corpo.

Esses exercícios também se fundamentam no conceito de ressonância harmônica. Será como aprendermos uma nova linguagem, como produzir sinais vibratórios que trocam informações com o corpo, a mente e com a vida, gerando consciência e vitalidade.

Para quê:

Neste retiro em especial iremos aprender a cultivar a abertura e direcionamento do fluxo da vitalidade por dois importantes canais (meridianos) do corpo humano, o Du Mai - Vaso Governador (VG) e o Ren Mai - Vaso Concepção (VC). O VG e o VC são considerados os Mares dos seis canais principais Yang e dos 6 canais principais Yin respectivamente. Juntos o VG e o VC formam a chamada Órbita Microcósmica.

Quando sobra ou falta energia nos 12 canais principais é no VG e no VC onde a energia é armazenada ou de onde ela é extraída. Por meio da circulação da força da vida na Órbita Microcósmica também cultivamos a integração de polaridades e a harmonia do nosso sistema e da nossa relação com a vida.

A vitalidade autêntica acontece quando cultivamos um modo de consciência que permite a vida se organizar espontaneamente.

Para quem:

Para todas as pessoas interessadas em viver os saberes Taoístas e que buscam cultivar a capacidade do próprio corpo em ter uma relação direta com as forças da vida na natureza e dentro de si.

Conteúdo Programático:

  • Exercícios de aquecimento e mobilização de articulações, músculos, ossos, tendões, coluna, vasos, canais, órgãos e vísceras
  • Movimentos de Qi Gong (autocultivo da vida – semelhantes aos de Tai chi)
  • Princípios para a realização do Qi Gong
  • Práticas de presença plena do corpo em pé, sentado, em movimento e em regiões específicas do corpo
  • Sequências de movimento e meditações especificamente desenhadas para vivermos a visão taoísta de corpo-psique-vida
  • Qi Gong da Respiração oceânica;
  • Sequência do Qi Gong da órbita Microcósmica: Cruzando o grande oceano, abraçando Sol e Lua, Roda d’água, Abrindo a órbita e casamento entre o céu e a terra;
  • Meditação do Sorriso interno;
  • Meditação do cultivo das emoções;
  • Dentre outros.

 

Pré-requisito:

Não há.

Bônus Online:

Você ainda terá acesso por 3 meses do curso gravado "A Nutrição da vida: integrando polaridades na órbita microcósmica", para continuar seu percurso onde estiver, após o retiro.

Sussumu foto e - Marcio Sussumu Hirayama
facilitador:

Marcio Sussumu Hirayama

Terapeuta psicocorporal, praticante e professor de Qi Gong e Alquimia Interna Taoísta. Doutor em Ciências da Saúde (Unicamp) com experiências de pesquisa no Brasil, Japão, Índia, Reino Unido e EUA sobre Mindfulness, Visão sistêmica e abordagens mente-corpo. Tem como linhagem no Tao, E. Alexander, M. Winn, E. Cantelli, B. Spendlove, M. De Vos, K. Sorvik. É voluntário de Nazaré Uniluz desde 2007.

partilhas

A cada ano que vou para Nazaré uniluz reforço ser esse um local de aprendizado, desenvolvimento humano e conexão. Volto preenchida.

Jaqueline Alamino

Um espaço plural que oferece diferentes formas para alguém estar.

Eliel Paiva da Silva

assine nossa newsletter

Quer receber novidades de Nazaré Uniluz em primeira mão?

agenda

site-universidade-saberes-taoistas-02
01 mar 2024
à 03 mar 2024

Saberes Taoístas

Vitalidade autêntica e a Órbita Microcósmica