Curta Duração

Retiro Mindful Eating

para uma alimentação consciente

saiba mais

O QUE É:

Do que realmente temos fome?

Que tal fazer uma pausa e abrir um espaço para restabelecer a atenção plena na sua relação com o alimento?

Este retiro propõe um olhar cuidadoso e amoroso com a alimentação e a relação que se estabelece com a mesma, aprender que temos diversos tipos de fome e abrir a escuta para sinais do corpo para a real necessidade de comer.

Aprender a reconhecer a si mesmo, acessar esta sabedoria inerente ao nosso corpo, mente e coração e ser capaz de observar as próprias reações às situações presentes em nossas vidas, respondendo com escolhas alimentares mais saudáveis.

Faremos uma introdução a este caminho, com práticas meditativas e vivências para cultivar esta alimentação com consciência, a partir das habilidades desenvolvidas em Mindfulness, e entrar em contato com padrões automáticos presentes no universo do comer, com uma atitude de abertura, curiosidade, sem nos aprisionar com julgamentos ligados a comida sobre o que é bom e o que é ruim, buscando construir este olhar para dentro e para o que está acontecendo no momento presente, trazendo maior clareza em nosso dia a dia.

Perceber que podemos, ao nos tornarmos cientes disto, experimentar como interromper e mudar hábitos que não cabem mais e trilhar caminhos de autoconhecimento e autocuidado.

PARA QUÊ:

  • Por que comemos o que comemos: como pensamentos e sensações do corpo influenciam neste contexto?
  • O que tenho colocado para dentro do meu corpo?
  • O quanto me faço presente ao me alimentar? O quanto estou no piloto automático
  • Saboreio o alimento? O quanto aprecio e desfruto das minhas refeições?
  • Reconhecer e acolher o comer emocional: por que, se estamos tristes, ansiosos, ou aquela sensação de desconforto ou vazio emocional, o impulso é responder a isto com comida?

PARA QUEM:

Este retiro é para quem deseja conhecer mais sobre si e sobre suas escolhas alimentares, seus gatilhos, crenças e padrões instalados de algo tão presente em nossas vidas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Cultivar a atenção plena nos convida a desenvolver nossa consciência a partir dessas experiências.
  • Com uma atitude de curiosidade, investigar a si mesmo e a nossa experiência, ver cada momento com toda riqueza que ele tem, nos tornando abertos a novas possibilidades.
  • Abrir a escuta para os sinais do meu corpo (de fome , saciedade do sabor, de estômago cheio, saciedade do corpo, do que me faz ou não me faz bem).
  • Perceber as emoções envolvidas enquanto me alimento, as crenças que me levam a permitir ou proibir determinados alimentos.
  • Aproximar-se dos 9 tipos de fome que fazem parte do universo do comer (o que realmente quero nutrir e será que é só a comida que vai satisfazer isto?).
  • Permitir-se saborear o alimento.
  • Revisitar hábitos alimentares e possibilitar escolhas mais saudáveis.

PRÉ-REQUISITO:

Não há pré-requisitos.

bio-ana-fanelli
facilitador:

Ana Fanelli

Instrutora de Mindfulness e Mindful Eating. Terapeuta Transpessoal. Formação Holística de Base da UNIPAZ. Residente em Nazaré UniLuz, vivenciando os princípios de atenção plena e meditação. Formação em Psicologia Transpessoal. Facilitadora de Círculo de Mulheres e Grupos Terapêuticos Femininos. Facilitadora de Processos individuais e em grupos, que cultivam o desenvolvimento integral do Ser.

partilhas

Um espaço incrível, acolhedor, profundo e pronto para o aprofundamento pessoal, individual e em grupo. O acolhimento é um ponto alto, mas não só. Somo à profundidade de cada momento, com leveza e consistência! Recomendo muito.

Cesar Ramos Caminha

Todas as experiencias são unicas e maravilhosas. Esta vivência em específico foi de grande aprendizado.

Rachel Miranda

Nossas instalações

Conheça nossa Universidade antes mesmo de sua chegada.

assine nossa newsletter

Quer receber novidades de Nazaré Uniluz em primeira mão?

agenda

site-universidade-mindful-eating-04
02 ago 2024
a 04 ago 2024

Retiro Mindful Eating

para uma alimentação consciente