O Mestre Zen Thich Nhat Hanh costuma nos lembrar de que já temos condições mais do que suficientes para sermos felizes. Sendo assim, por que é tão mais fácil focar naquilo que falta do que naquilo que já temos? Por que escorregamos em impulsos e na reatividade quando nos sentimos irritados, com medo, ou quando não temos controle da situação? Quando conseguimos algo que finalmente nos deixaria felizes, por que é tão comum ficarmos rapidamente insatisfeitos, buscando a próxima coisa que nos trará felicidade?
Durante um final de semana, cultivaremos um espaço de quietude para observar e abrir o coração para aquilo que surge na experiência, no momento. Por meio de práticas de meditação e contemplação, vamos olhar profundamente para as raízes das emoções e energias de hábitos que permeiam nosso cotidiano.
Cultivo de práticas de quietude e contemplação que possam ser incorporadas no dia a dia, mesmo após o término do retiro.
Conexão com o corpo e maior consciência da relação entre as emoções e as sensações corporais.
Práticas em grupo, promovendo um espaço compassivo para pausar e notar nossos impulsos/hábitos reativos, como ponto de partida para transformá-los.
Abertura do coração para ajudar a soltar nossa necessidade de controle, e apreciar condições de felicidade e contentamento no cotidiano.
Para todas as pessoas interessadas na prática meditativa como ponto de partida para explorar hábitos e inquietações, e abrir-se para apreciar o que já temos, em vez do que falta. Soltar, em vez de controlar.
*OBS: Embora não seja um retiro de silêncio completo, sugerimos aos participantes cultivarem a quietude, exceto durante as partilhas e interações relacionadas às práticas.
BÔNUS: os participantes irão receber áudios de meditação guiada para praticar após o retiro.
Maiores de 18 anos.
Formada em Psicologia pela PUC-SP.
Treinada em meditação na tradição de Plum Village e Dharma Teacher na linhagem do mestre Thich Nhat Hanh.
Instrutora de mindfulness e compaixão para manejo da dor crônica e saúde mental pela Breathworks/UK.
Trabalha com meditação terapêutica voltada ao público em geral, acompanhamento contemplativo em processos de luto e cuidados paliativos.
Um lugar de paz, excelente serviço, silêncio, perfeito para nos nutrirmos.
Copyright © 2023 Nazaré Uniluz – Todos os Direitos Reservados
Apreciação ao acolhimento, organização, generosidade das pessoas, ambiente e a qualidade do silêncio.