Pesquisar
Curta Duração

Oficina de Tecelagem

Arte, Beleza e Autodescoberta

saiba mais

O que é:

Nesta oficina você poderá aprender a técnica de tecer dos povos orientais chamada Kilim. Para estes povos, os tapetes são bem mais que uma peça decorativa e utilitária, eles são um elemento importante da vida pessoal e familiar que carregam um simbolismo espiritual, cultural e das tradições dessa arte milenar passada de geração a geração.
Ao tecer o seu próprio tapete, com desenhos geométricos de muitas cores, você poderá acessar o seu potencial criativo, desenvolver habilidades manuais e aprender em grupo de maneira lúdica e prazerosa a milenar arte de tecer fios e histórias.
A oficina também contará com contação de história e com práticas corporais como a Eutonia – terapia e educação corporal –, e Lian Gong – ginástica terapêutica chinesa – em sua programação, tornando a sua vivência ainda mais enriquecedora.

Para quê:

  • Aprender a tecer tapetes kilim no tear Pente-Liço
  • Para que as atividades práticas da tecelagem te auxiliem a se organizar melhor e a conquistar um ritmo e uma disciplina internos
  • Estar em um estado de viver o momento presente, mais centrado, com mais harmonia, paz, equilíbrio e quietude
  • Explorar o potencial criativo e artístico

Para quem:

Para pessoas que queiram aprender a tecer desenhos em tapetes, no tear pente-liço, com qualidade e precisão.

Indicada tanto para iniciantes como para pessoas que já possuam alguma experiência com tecelagem manual.

Conteúdo Programático:

  • Ensino do “passo a passo” para produzir um Tapete Kilim.
  • Preparação da urdidura: cortar os fios, colocar no pente, prender no rolo urdidor, enrolar, prender no rolo da trama.
  • Iniciar a trama aprendendo como executar listras, pontilhados, fendas, interpenetrações, uniões e diferentes ângulos de inclinações.
  • Práticas corporais para auto cuidado.
  • Apostila e barbantes coloridos fornecidos no curso, com os quais o aprendiz tecerá um pequeno tapete/mostruário que levará consigo.

Pré-requisito:

Não é necessário experiência ou habilidades com a tecelagem. Gradualmente os dons artísticos se revelam no fazer.

Carga horária:

30 horas

liane-ingrid
facilitador:

Liane Ingrid Dornbusch

Tecelã artesanal desde 1995, professora nesta arte desde 1999, com experiência em teares de pente-liço, de padronagem e de pedal. Eutonista, Instrutora de Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa), pós-graduada em Dinâmicas Corporais Expressivas e Terapêuticas. Docente, voluntária e focalizadora de tecelagem e práticas corporais em Nazaré Uniluz.

partilhas

Verdadeiramente transformador. Quero levar os aprendizados e o ritmo de Nazaré Uniluz para a minha vida. Me sinto uma pessoa melhor do que entrei. Gratidão pela energia, pelos princípios, pela simplicidade, pelo amor compartilhado.
Angela
Foram poucos dias mas já me senti renovada e tento a cada dia usar o que aprendi na rotina do meu dia a dia. Realmente todos nós precisamos de um momento de pausa, de resgate com a natureza, do trabalho nobre em comunhão e respeito, do silêncio, de desligar nossos celulares... Enfim, agradeço demais a oportunidade e logo estarei de volta.
Samira Mogames

assine nossa newsletter

Quer receber novidades de Nazaré Uniluz em primeira mão?

agenda

site-universidade-oficina-de-tecelagem-kilim-01
15 jul 2024
à 21 jul 2024

Oficina de Tecelagem

Arte, Beleza e Autodescoberta