Pesquisar
Curta Duração

Autocompaixão

Como lidar consigo e com as relações

saiba mais

O QUE É:

Baseado no princípio do cuidado amoroso, que Sara Marriott influenciou o cultivo com grande excelência desde o início da história de Nazaré Uniluz, este retiro nos convida a experimentar ferramentas que nos ajudam a integrar habilidades de autocompaixão em nosso dia a dia e também que nos permitem responder a momentos difíceis com gentileza, cuidado e compreensão.

A compaixão é um sentimento genuíno dos seres humanos caracterizado pelo desejo e ação para mitigar o sofrimento percebido. A autocompaixão é esse mesmo movimento em direção a nós mesmos, ajudando-nos intrinsecamente a reconhecer e acolher nosso próprio sofrimento com consciência amorosa e tratar-nos com a mesma disposição com que trataríamos um ser querido quando está em dificuldades.

É sobre sermos cuidadosos nos momentos de nossos acertos ou erros, acolhendo a realidade, mesmo quando as emoções (raiva, medo, alegria, tristeza) nos visitam, evitando, assim, sermos auto indulgentes e vítimas das situações que se apresentam.

Quando treinamos e desenvolvemos habilidades de autocompaixão, estimulamos uma parte do cérebro que resulta em mais empatia e generosidade, permitindo-nos assim conduzir melhor a dor da desconexão que muitas relações apresentam.

A autocompaixão pode ser treinada e estudos científicos demonstram melhora relevante nos parâmetros de bem estar em pessoas com maiores níveis de autocompaixão. Observa-se redução significativa nos estados de ansiedade, estresse e depressão e aumento da resiliência, equilíbrio emocional e cuidados com a saúde.

PARA QUÊ:

Será um encontro teórico e vivencial que irá além do entendimento racional desta ciência, mas também a experienciar estes benefícios:

  • Descobrindo a autocompaixão e como lidar com as relações difíceis.
  • Aprender a reduzir críticas e julgamentos por nós e pelos outros.
  • Aumentar a auto segurança.
  • Melhorar relacionamentos na vida cotidiana.
  • Trocar o excesso de empatia pela compaixão equilibrada.

 

PARA QUEM:

Qualquer pessoa que deseja o autoconhecimento e que tenha acima de 15 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Apresentação de conteúdo teórico da ciência da autocompaixão.
  • Meditações sentadas e caminhando.
  • Partilhas.
  • Elaborar de forma conduzida a caixa de frases compassivas.
  • Práticas inspiradas na Comunicação Não Violenta.
  • Reflexões baseadas nos ensinamentos de Sara Marriot.

 

PRÉ-REQUISITO:

Não há necessidade de experiência prévia.

WhatsApp-Image-2021-06-07-at-14.55.01-300x242
facilitador:

Graziela Vanni

Psicóloga clínica especializada pelo Centro psicológico de controle do stress na abordagem Cognitiva comportamental. Ao longo dos últimos 18 anos vem acumulando mais de 22 mil horas de sessões individuais de terapia clínica. Formada em terapia baseada em Mindfulness, é também Teacher Training do Programa Mindful Self Compassion MSC treinada por Christofer Germer e instrutora de Mindfulness e de Mindful Eating.

partilhas

A forma como Nazaré Uniluz nos recebe, acolhe, nos proporciona uma experiência de autoconhecimento e autocuidado comprometida com o desenvolvimento humano.

Daniela Matias Zanoni

Eu amei cada detalhe o carinho que tiveram comigo e com minha filha tudo estava maravilhoso as acomodações, comida, tudo muito limpo e cheiroso cada coisa no seu lugar tudo feito com muito amor em cada detalhe sentimos amor pessoas amorosas e muito simpática, com toda simplicidade desde a porteira verde fomos acolhidas pela natureza e por todos Gratidão por tudo que vivemos em um único final de semana. Foi perfeito.

Jéssica Fernanda de Souza Higa

assine nossa newsletter

Quer receber novidades de Nazaré Uniluz em primeira mão?

agenda

site-universidade-autocompaixão-01
03 maio 2024
à 05 maio 2024

Autocompaixão

Como lidar consigo e com as relações