Curta Duração

Atenção Plena e a Arte de Navegar

saiba mais

O que é:

Dois dias de imersão teórica e prática, de experiências na água e na terra sobre a observação dos elementos da natureza a partir do elemento central água. Utilizaremos como recursos pranchas de stand-ups para que, através do remar consciente, possamos navegar pelas águas da Represa Atibainha contemplando e observando o sol e o céu em sua plenitude. Conheceremos também a cosmovisão Polinésia, que desenvolveu a arte de navegar na vida sem a dependência de instrumentos externos, com atenção plena para todos os elementos da natureza externa e interna.

para quê:

• Desenvolver a atenção plena (mindfulness) através da navegação sem instrumentos e remada contemplativa na represa do rio Atibainha
  • Consciência corporal através do movimento de remar
  • Ampliação da percepção através da observação e leitura do movimento das nuvens, vento, sol, Planetas e estrelas
  • Conectar-se com a natureza
  • Aprofundar a cosmovisão Polinésia de atenção aos elementos da natureza para encontrar seu caminho a partir de seus órgãos internos
  • Equilibrar corpo, mente e espírito

PARA QUEM:

Para jovens e adultos que procuram se conectar com os ritmos da Natureza, principalmente através da remada contemplativa no elemento água. Para quem aprecia a contemplação durante o dia do Sol, vento, nuvens e a noite pela observação do céu noturno. Para quem busca desenvolver seus órgãos de percepção dos fenômenos naturais e do espaço à sua volta, sem depender de instrumentos externos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Vivências de remada consciente na Represa do rio Atibainha, com acesso pela horta da Uniluz
  • Exercícios de percepção de sons, vento e luz
  • Exercícios de Tai chi com remo
  • Exercícios de atenção plena no elemento água
  • Vivência de observação do Sol na área externa/trilhas da Uniluz
  • Vivência de observação do céu noturno (depende da meteorologia)
  • Como usar a bússola astronômica para se localizar de dia? Encontrando os pontos cardeais pela observação do Sol e estrelas - Montando uma bússola astronômica

PRÉ-REQUISITO:

Disponibilidade para praticar stand-up. Não é necessário ter experiência com stand-up, esta não será uma aula técnica. O seu uso é uma ferramenta para os exercícios de contemplação e atenção plena.

bio-pedro-jovchelevich
facilitador:

Pedro Jovchelevich

Navegador terrestre, Stand up e velejador; Cosmógrafo e astrônomo amador; Estudioso da navegação sem instrumentos a partir da abordagem dos Polinésios. Organiza cursos de Navegação sem instrumentos no mar e terra. Docente no Planetário do Carmo. Com mestrado estudando a influência dos ritmos da Lua na agricultura; Docente de astronomia para alunos de escolas waldorf; Praticante de Tai Chi Chuan.

partilhas

Minha experiência foi rica e desejo o mesmo a quem se sentir disponível ao crescimento como pessoa.

Adriana Gregolini Ferranti

Há anos sonho com um retiro. Descobri Nazaré Uniluz pesquisando na internet. Superou muito minhas expectativas. Muita PAZ, silêncio, acolhimento, desconexão com a roda viva que nos prende no dia a dia. Vou voltar certamente.

Danielle Buloto

Nossas instalações

Conheça nossa Universidade antes mesmo de sua chegada.

assine nossa newsletter

Quer receber novidades de Nazaré Uniluz em primeira mão?

Nenhuma data disponível.