Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia de Abordagem Junguiana – Turma I
Viver em Grupo nos traz a dimensão de ser e estar inteiros, em boa vontade, serviço e comunhão espiritual, alinhados com nossa essência criadora, receptiva, alegre e sábia.
O que é:
A Arteterapia integra os conhecimentos advindos da Psicologia às atividades artísticas, trabalhando com o potencial terapêutico, pedagógico e de crescimento pessoal contido em todas as formas de Arte. Atividades expressivas tais como desenho e pintura, colagem, modelagem e escultura, dramatização, contar histórias, escrita criativa, poesia, música, dança e expressão corporal, meditação e visualização criativa, entre outras, são recursos utilizados pelo arteterapeuta para facilitar o reconhecimento de potenciais e desenvolvimento da criatividade, o tratamento do sofrimento psíquico e cuidados paliativos, o processo de ensino-aprendizagem, o autoconhecimento e a promoção da cultura de paz.
A utilização das diversas modalidades da arte como remédio para dores do corpo e da alma remonta a tempos imemoriais. Epidauro, cidade médica da Grécia antiga, era presidida por Asclépio, deus da Medicina, e antes dele pelo seu pai Apolo, condutor das musas, deus das artes, da profecia, da luz e da cura. As doenças eram vistas como decorrentes de causas mentais, e a cura só seria possível através da transformação íntima, para tanto buscava-se promover o autoconhecimento (gnôthi s’autón – conhece-te a ti mesmo). Os procedimentos terapêuticos envolviam a audição de poesia e concertos musicais, assistir a peças teatrais, práticas esportivas, e havia obras de arte por toda a parte. Carl Gustav Jung (1875 – 1961), fundador da Psicologia Analítica, também utilizava recursos artísticos tanto no tratamento de seus pacientes quanto em seu próprio processo de autoconhecimento e autocura.
Atualmente a Arteterapia está no CBO, que é a Classificação Brasileira de Ocupações, e foi incluída pelo Ministério da Saúde nas Práticas Integrativas e Complementares. A formação e Pós-graduação em Arteterapia oferecida pela Profa. Dra. Patrícia Pinna Bernardo em parceria com Nazaré-Uniluz segue os parâmetros da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) e atende às normas da AATESP (Associação de Arteterapia do estado de São Paulo).
Para que:
O caminho da Arteterapia de abordagem junguiana nos abre e propõe uma nova forma de compreender o homem em seu relacionamento com o seu mundo interno, com o outro e com o meio ambiente. Uma prática afinada com a visão de uma ecologia da alma, ética, integradora e inclusiva, pacífica e respeitosa, da vida e de todas as nossas relações.
Os recursos arteterapêuticos podem ser utilizados de forma individual ou em grupo em diversos contextos, como em psicoterapia, na coordenação de oficinas de criatividade, em reabilitação, na educação, no trabalho comunitário e institucional, em empresas, podendo atender ao público de todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Esse curso, que é vivencial e teórico, visa capacitar o aprendiz a utilizar os diferentes recursos artísticos com propriedade e critério no trabalho terapêutico, preventivo, pedagógico e institucional, ampliando as possibilidades e o alcance de sua atuação profissional, além de desenvolver o seu potencial criativo. Através do embasamento teórico-vivencial fornecido, a partir das pesquisas dentro do campo da Arteterapia, os recursos artísticos poderão ser integrados à área de atuação e graduação de cada profissional, tendo em vista a promoção do desenvolvimento global e saudável do ser humano, ampliando também o seu campo de trabalho, já que poderá atuar em ateliês terapêuticos, instituições e/ou em equipes multiprofissionais como arteterapeuta.
Para quem:
Esse curso destina-se a profissionais de qualquer área que possuam diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e que buscam desenvolver o seu potencial criador, podendo vir a aplicar os recursos arteterapêuticos em sua área de atuação. É um curso especialmente interessante para profissionais das áreas da saúde, artes, educação e organizações, tais como Psicologia, Psiquiatria, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Artística, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem e áreas afins.
Os diferentes recursos arteterapêuticos são hoje buscados como ferramentas eficazes e de grande utilidade prática na promoção da saúde integral, no tratamento e recuperação de distúrbios psíquicos, na humanização dos espaços de saúde, na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de potenciais.
Em todas as disciplinas teremos um equilíbrio entre conceituação teórica e vivências com recursos artísticos relacionados aos temas abordados, e os aprendizes não precisam ter vivência prévia com atividades artísticas
Formato e duração do Curso:
Certificação Pós-Graduação (Lato Sensu):
Para os aprendizes que têm interesse em receber um certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, conforme as normas do MEC, a Uniluz firmou uma parceria com uma Instituição de Ensino Superior que emitirá o certificado.
Horário das aulas:
Módulos presenciais (imersão no campus):
de sexta-feira, a partir das 18h00, até domingo às 13h00.
Módulos Presencial Online (Plataforma Zoom):
6ª-feira: 18h00 às 22h00
Sábado: 8h30 às 18h30h
Domingo: 9h00 às 13h00