Sob a ótica da visão chinesa, a vida é naturalmente inteligente. Observo a natureza, as estações e vejo o seu poder espontâneo de regeneração e adaptação. Essa sábia natureza que vejo fora também está presente na natureza do nosso próprio corpo. Não somente do nosso corpo biológico, mas existe também um saber natural na dinâmica de tudo que acontece em nossa mente e emoções.
O quanto eu conheço e cultivo essas inteligências da minha própria natureza? O quanto eu permito ou atrapalho que essa inteligência aconteça?
Os chineses antigos se dedicaram a perceber essas inteligências e desenharam maneiras para fortalecê-las.
Nessa visão oriental, a mente não está somente no cérebro, a mente está em todo o corpo. Desta forma, cada órgão ou parte do corpo cumpre uma função biológica e também psíquica que se integra por meio de nossa estrutura energética.
Por meio de gestos, respirações, sons, posturas e movimentos chamados de Qi Gong, além de meditações, abriremos os canais, faremos circular e direcionaremos a estrutura energética do nosso corpo.
Esses exercícios também se fundamentam no conceito de ressonância harmônica. Será como aprendermos uma nova linguagem, como produzir sinais vibratórios que trocam informações com o corpo, a mente e com a vida, gerando consciência e vitalidade.
Neste retiro em especial iremos aprender a cultivar a abertura e direcionamento do fluxo da vitalidade por dois importantes canais (meridianos) do corpo humano, o Du Mai - Vaso Governador (VG) e o Ren Mai - Vaso Concepção (VC). O VG e o VC são considerados os Mares dos seis canais principais Yang e dos 6 canais principais Yin respectivamente. Juntos o VG e o VC formam a chamada Órbita Microcósmica.
Quando sobra ou falta energia nos 12 canais principais é no VG e no VC onde a energia é armazenada ou de onde ela é extraída. Por meio da circulação da força da vida na Órbita Microcósmica também cultivamos a integração de polaridades e a harmonia do nosso sistema e da nossa relação com a vida.
A vitalidade autêntica acontece quando cultivamos um modo de consciência que permite a vida se organizar espontaneamente.
Para todas as pessoas interessadas em viver os saberes Taoístas e que buscam cultivar a capacidade do próprio corpo em ter uma relação direta com as forças da vida na natureza e dentro de si.
Não há.
Você ainda terá acesso por 3 meses do curso gravado "A Nutrição da vida: integrando polaridades na órbita microcósmica", para continuar seu percurso onde estiver, após o retiro.
Terapeuta psicocorporal, praticante e professor de Qi Gong e Alquimia Interna Taoísta. Doutor em Ciências da Saúde (Unicamp) com experiências de pesquisa no Brasil, Japão, Índia, Reino Unido e EUA sobre Mindfulness, Visão sistêmica e abordagens mente-corpo. Tem como linhagem no Tao, E. Alexander, M. Winn, E. Cantelli, B. Spendlove, M. De Vos, K. Sorvik. É voluntário de Nazaré Uniluz desde 2007.
Um espaço plural que oferece diferentes formas para alguém estar.
Copyright © 2023 Nazaré Uniluz – Todos os Direitos Reservados
A cada ano que vou para Nazaré uniluz reforço ser esse um local de aprendizado, desenvolvimento humano e conexão. Volto preenchida.